sábado, 23 de agosto de 2008

Protomelas taeniolatus Namalenje (Red Empress) TREWAVAS, 1935




Sinónimos: Haplochromis boadzulu
Características da água:
Deveremos manter uma temperatura em torno dos 25ºC e um Ph superior a 7,5.
Tamanho: 15 cm
Distribuição / Habitat:
Esta variante (namalenge) é encontrada em torno da ilha Namalenge na costa Sudoeste do lago malawi, contudo podemos encontrar esta espécie distribuida por todo o lago, havendo diversas variações geográficas com diferentes padrões de cor dependendo da zona da captura.
A Protomelas taeniolatus é o "não-mbuna" mais frequentemente encontrado no habitat rochoso sem sedimento. É o "haplo" mais exportado do lago malawi. No comércio da aquariofilia é normalmente conhecido como "Haplochromis stevini" ou "Haplochromis red empress".
Comportamento e Manutenção:
O aquário deverá ter pelo menos 1,5m de fachada e um volume superior a 300L devido a ser uma espécie bastante grande e bastante agressiva. Dificilmente poderemos manter 2 machos no mesmo aquário, mas deveremos manter mais do que uma fêmea.
Reprodução:
Os machos defendem normalmente um território situado no cume de uma rocha de grande ou médio porte e onde normalmente abundam as algas. As fêmeas quando estão prontas a acasalar aproximam-se do território do macho escolhido. Os ovos são recolhidos pela fêmea e fertilizados posteriormente pelo macho já dentro da boca da fêmea. Este acto deve-se a serem territórios muito vulneráveis a diversos predadores de ovos. Depois de 3 semanas aproximadamente, a fêmea larga os alevins nas fendas das rochas, no entanto eles durante um mês tentam abrigar-se na boca da mãe.

Em aquário, o macho escolhe um canto do aquário ou eventualmente um local sob uma pedra ou um tronco, abrindo uma pequena cratera na areia, e será para este local que ele irá atrair a fêmea e se dará o acasalamento.
O casal que tenho já acasalou 2 vezes, no entanto de ambas a vezes a fêmea largou os ovos passados 7 dias. Ainda não encontrei explicação para este facto. Na próxima reprodução irei isolar a fêmea para tentar que ela mantenha os alevins na boca o tempo necessário para levar a incubação até ao final.

Alimentação:
É uma espécie com um regime alimentar à base de algas (Aufwuchs) presas nas rochas e de pequenos invertebrados que nelas se encontram, à semelhança dos mbunas. Quando o planton é abundante vemos também muitas vezes Protomelas taeniolatus alimentarem-se em plena água. Em aquário devemos providenciar-lhes uma alimentação rica em vegetais e spirulina.




Sem comentários:

Enviar um comentário