domingo, 31 de agosto de 2008

Metriaclima sp. msobo "magunga reef"

Foto do macho:




Foto da fêmea:




Sinónimos:
Pseudotropheus Msobo Magunga, Pseudotropheus sp. "Deep Tanzania", Pseudotropheus sp. "Deep orange", Pseudotropheus "Magunga Red".

Origem: Lago Malawi.

Habitat:
Este magnífico ciclídeo encontra-se na costa nordeste do lago, na Tanzânia.
Vive no habitat intermédio entre 5 e 10 metros de profundidade nas zonas rochosas. O macho é territorial defendendo uma cavidade entre as rochas. As fêmeas e os jovens, por seu lado, vivem solitários ou em pequenos grupos.

Tamanho:
Tanto o macho como a fêmea poderão atingir uns 10 cm, no entanto a fêmea tem tendência a ficar um pouco mais pequena que o macho com a mesma idade.

Coloração:
Os machos têm a sua cor principal à base de preto muito brilhante, parecendo veludo, com bastantes pigmentos azuis-escuros e alguns claros. Quanto mais nos aproximamos do Norte do Lago (Magunga a Manda) mais pigmentos azuis tem o macho. As fêmeas tem uma coloração que vai desde o amarelo ao laranja vivo.

Água:
Temperatura: 24 a 28 ºC; Ph: 7.5 a 8.5.

Alimentação:
É um comedor de algas (Aufwuchs) que arranca das rochas e de plâncton em plena água, em aquário poderá ser alimentado com uma receita à base de espinafres, camarões, mexilhões, ervilhas e spirulina, como também com flocos secos, granulados, pastilhas, cyclopes, dáfnias, etc….

Reprodução:
São incubadores bocais, depois do conhecido acasalamento (ritual) em T, a fêmea incuba os seus ovos durante 3 semanas. Explicando melhor: a fêmea põe os seus ovos numa cavidade rochosa ou um buraco feito no solo, o macho fertiliza-os e seguidamente a fêmea insere-os na sua boca muito rápido, tão rápido que por vezes o macho não tem tempo de os fecundar. Ao contrário de outros M’bunas a fêmea é uma boa mãe, já se tem visto que a fêmea apanha os filhotes na sua boca mal sente qualquer ameaça.

Comportamento:
É agressivo e territorial como a maior parte dos seus conterrâneos, convém ter só um macho no aquário que deverá ter um volume de pelo menos 150L e com muitas rochas.Podemos colocar no aquário só um casal no entanto colocando várias fêmeas conseguimos um aspecto mais colorido. O macho está sempre em movimento, mas não é muito agressivo desde que mantido com outros m’bunas. A fêmea é calma. É um casal de grande beleza com cores muito vivas.
João Magalhães Ago/2008

Sem comentários:

Enviar um comentário