sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Metriaclima sp. “membe deep”

Foto do macho
Foto da fêmea
Foto dos alevins
Sinónimos:
Pseudotropheus sp. “membe deep”; Pseudotropheus sp. "msobo membe deep”.
Origem:
Lago Malawi.

Habitat:
A sua distribuição é limitada à costa nordeste de Likoma Island, entre Membe Point e Maingano, onde se encontra num habitat intermédio em profundidades compreendidas entre 15 e 30 metros.

Tamanho :
Os M. membe deep são mbunas de pequeno/médio tamanho atingindo normalmente os 10cm, no entanto a fêmea tem tendência a ficar um pouco mais pequena que o macho com a mesma idade.

Coloração:
Os machos possuem uma cor pouco comum, um azul brilhante misturado com um preto também brilhante (muito parecida à cor dos polit) e as fêmeas são amarelas escuras.

Água: 24 a 28 ºC; Ph: 7.5 a 8.5.

Alimentação:
Os machos desta lindíssima espécie alimentam-se essencialmente de algas, mais conhecidas por aufwuchs enquanto as fêmeas alimentam-se também de plâncton.

Reprodução:
São incubadores bocais, depois do conhecido acasalamento (ritual) em T, a fêmea incuba os seus ovos durante 3 semanas. Explicando melhor: a fêmea põe os seus ovos numa cavidade rochosa ou um buraco feito no solo, o macho fertiliza-os e seguidamente a fêmea insere-os na sua boca muito rápido, tão rápido que por vezes o macho não tem tempo de os fecundar. Ao contrário de outros M’bunas a fêmea é uma boa mãe, já se tem visto que a fêmea apanha os filhotes na sua boca mal sente qualquer ameaça.

Comportamento:
É agressivo e territorial como a maior parte dos seus conterrâneos, convém ter só um macho no aquário que deverá ter um volume de pelo menos 150L e com muitas rochas.
Podemos colocar no aquário só um casal no entanto colocando várias fêmeas conseguimos um aspecto mais colorido. O macho está sempre em movimento, mas não é muito agressivo desde que mantido com outros m’bunas. A fêmea é mais calma mas agressiva para as outras fêmeas da mesma espécie. É um casal de grande beleza com cores muito vivas.
Dia 20/08/2008 uma das fêmeas teve a 1ª ninhada (15). Esta ninhada foi retirada por mim com 20 dias, ainda se notava o saco vitelino em todos os peixes. Hoje 23/08/2008 todos eles já comem bem.

João Magalhães Ago/2008

Sem comentários:

Enviar um comentário