segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aequidens pulcher

Aequidens pulcher (Gill, 1858)


Sinónimos: Aequidens latifrons (Sci); Aequidens pulchrus (Sci); Cychlasoma pulchrum (Sci); Laetecara pulcher (Sci) ; Acara bleu (Fra); Blue acara (Eng); Ácara azul (pt)

Tamanho e dimorfismo: 14cm o macho, 10cm a fêmea; O macho distingue-se da fêmea pelas barbatanas dorsal e anal mais compridas e pontiagudas.

Origem: Panamá, Venezuela, Colômbia e Trinidade. Habita em água calmas ou mesmo estagnadas.

Água: Não é uma espécie sensível aos parâmetros físico-químicos da água, um pH entre 6,5 e 8 será conveniente e uma temperatura em torno dos 24 ºC (18 a 28 ºC).

Comportamento e manutenção: Espécie calma e pouco agressiva, excepto quando se reproduz. Quando em aquários pequenos a sua agressividade intra-específica poderá ser elevada e até levar à morte alguns indivíduos mais fracos. Devemos providenciar um aquário de 80cm pelo menos, com algumas plantas resistentes, troncos e algumas pedras.
Em termos de alimentação também não é muito exigente, aceitará facilmente quase tudo, embora seja conveniente providenciar-lhes algum alimento vivo ou congelado.

Reprodução: Com uma temperatura em torno dos 27 ºC, a reprodução será muito fácil. O casal fará o ritual de acasalamento em torno do local onde vai fazer a postura, geralmente uma pedra plana. Os pais guardam as crias, que nadam livremente aos 10 dias. Quando o casal se prepara para nova postura, e se o aquário não for suficientemente grande, perseguirá as crias jovens e até em alguns casos poderá matá-las!


JM

Sem comentários:

Enviar um comentário